"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
(Albert Einstein)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

A invenção de Thomas Cook


Anteriormente, imaginava-se que viajar era perigoso, graças a falta de conhecimento anterior a respeito do local de destino. Acreditava-se na existência de monstros e seres estranhos pelos seres humanos. Não se tinha a tecnologia atual, que se sabe o que está ocorrendo a centenas de milhares de quilômetros, em tempo real. Tudo mudou conforme o passar dos séculos e a descoberta e criação de alguns equipamentos tecnológicos, facilitaram o trajeto de quem desejasse chegar ao, até então, desconhecido.

O turismo é um serviço e suas principais características são: intangibilidade, inseparabilidade, heterogeneidade e a incapacidade de estocagem. Segundo Aulicino (2001): “É muito difícil definir atividade turística como um fenômeno ou fato, por causa de sua natureza complexa e abrangente, em que se mesclam teorias e conceitos pertinentes a muitos ramos do saber humano.”.

Não é de hoje que o homem o utiliza como forma de prazer, como busca de conhecer um local cobiçado, que despertasse algum tipo de interesse. Em vários momentos da história, ocorreram alguns fatos que influenciaram e ainda vem influenciando a forma como se faz o turismo. Podem ser citadas como exemplo, as duas grandes Guerras Mundiais, ocorridas no século XX, as quais incentivaram a criação e inovação das diversas tecnologias, tão utilizadas nos dias hodiernos.

O turismo é uma das principais atividades econômicas a nível mundial. Acredita-se que o termo tenha origem na palavra tornus, do verbo tornare, que significa tornar, retornar ao lugar de onde saiu, o ponto de partida. De acordo com a Organização Mundial do Turismo – OMT – (1994):

Turismo são as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e estadas em lugares diferentes do seu local de residência, por um período consecutivo inferior a um ano, com propósitos de lazer, descanso, negócios e outros. (OMT, 1994)

Thomas Cook deu uma contribuição de grande importância para o turismo mundial: ele lançou o primeiro pacote ou excursão individual. Disse BENI: “Como agente dos principais fornecedores de transporte e acomodação, ele conseguiu atender uma demanda específica do mercado.”

Com essa invenção, ele contribuiu para a utilização do turismo, não só para atividades voltadas a educação e cansativas. Passou a ser uma prática de lazer, com fins de diversão, prazer.

Através dessa iniciativa, toda a forma de se fazer turismo foi alterada. Os meios de transporte e de hospedagem foram crescendo e a indústria do entretenimento foi estimulada, sendo criado o resort. E, a partir daí, houve, também, um estímulo em relação a busca de novas práticas, como curiosidade, busca do novo e de troca de culturas.

Por Dayane Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário