"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."
(Albert Einstein)

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O que são necessidades?


Você poderia dizer uma definição de necessidade? Teria como informar a sua hierarquia de importância e prioridades? Abraham Harold Maslow, o fundador da Psicologia humanista, após estudos, por volta de 1943, mostrou todas essas definições.
Para ele, existem quatro tipos de necessidades básicas para o ser humano, que seriam:
  • Fisiológicas – fome, sede, sono, abrigo,...
  • De segurança – sobrevivência física.
  • De relacionamento – a aceitação pelo meio e o sentido de importância.
  • De autorrealização – desejo de conhecer, compreender, sistematizar, organizar e construir um sistema de valores.
Afirma, ainda, que a necessidade fisiológica é predominante, dentre todas. Quando estamos com ela, fica difícil agirmos ou até raciocinarmos coerentemente. Após a sua realização, o foco passa a ser a de segurança e, assim, sucessivamente.
Por que falar sobre necessidades? Porque as conhecendo, você irá desenvolver seu trabalho e apresentá-lo a seus clientes (que podem ser de sua loja, seus funcionários, namorado ou namorada ou até mesmo um amigo) de forma mais assertiva.

Fonte: Tupiniquim, Armando Correa. Marketing básico e descomplicado / Armando Correa Tupiniquim e Sebastião Nelson Freitas. 1ª ed. – São Paulo: Editora STS, 1999.

Por Dayane Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário