Você poderia
dizer uma definição de necessidade? Teria como informar a sua hierarquia de
importância e prioridades? Abraham Harold Maslow, o fundador da Psicologia
humanista, após estudos, por volta de 1943, mostrou todas essas definições.
Para ele,
existem quatro tipos de necessidades básicas para o ser humano, que seriam:
- Fisiológicas – fome, sede, sono, abrigo,...
- De segurança – sobrevivência física.
- De relacionamento – a aceitação pelo meio e o sentido de importância.
- De autorrealização – desejo de conhecer, compreender, sistematizar, organizar e construir um sistema de valores.
Afirma, ainda,
que a necessidade fisiológica é predominante, dentre todas. Quando estamos com
ela, fica difícil agirmos ou até raciocinarmos coerentemente. Após a sua
realização, o foco passa a ser a de segurança e, assim, sucessivamente.
Por que falar
sobre necessidades? Porque as conhecendo, você irá desenvolver seu trabalho e
apresentá-lo a seus clientes (que podem ser de sua loja, seus funcionários,
namorado ou namorada ou até mesmo um amigo) de forma mais assertiva.
Fonte: Tupiniquim,
Armando Correa. Marketing básico e descomplicado / Armando Correa Tupiniquim e Sebastião
Nelson Freitas. 1ª ed. – São Paulo: Editora STS, 1999.
Por Dayane
Oliveira
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